Workshop DEPI 2020

No dia 08 de janeiro de 2021, as Coordenadorias da Diretoria Executiva de Planejamento Integrado apresentaram, através da plataforma Google Meet, as atividades realizadas em 2020.

O ano de 2020 foi iniciado com muito entusiasmo, com muitos projetos, porém, de repente, fomos surpreendidos com o trabalho remoto devido a pandemia do COVID-19. E agora, o que fazer?

Aos poucos fomos nos adaptando, a DEPI disponibilizou alguns equipamentos aos funcionários que não tinham, recorremos aos recursos da informática e aos poucos fomos nos adaptando à nova realidade de trabalho remoto.

Abaixo, segue uma síntese das principais atividades realizadas por todas as Áreas da DEPI em 2020, mesmo com o desafio do trabalho em home office, podemos verificar que não houve prejuízo.

As apresentações na íntegra, podem ser acessadas nos links ao final.

 

 HIDS 2020

  • Faculdade de Ciências Médicas (FCM Unicamp) criou um grupo de trabalho para integrar a área de saúde ao HIDS. O objetivo do grupo é preparar um projeto da área de saúde para o HIDS.
  • Workshop sobre soluções baseadas na natureza e urbanismo verde, com o professor Fabiano Lemes de Oliveira, do Politécnico de Milão. O workshop foi organizado pela professora Gabriela Celani, coordenador do projeto físico-espacial do HIDS. Esse conceito deve auxiliar nas diretrizes de elaboração do master plan do HIDS. De 04 a 09/03/2020.
  • Assinatura Convênio entre BID, Prefeitura de Campinas e Unicamp para a elaboração do master plan do HIDS, em 11 de março, no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do vice-governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia.
  • Criada especialização em arquitetura, urbanismo e engenharia civil na FEC cuja primeira turma está trabalhando no desenvolvimento de um master plan para a área do HIDS. Em abril de 2020.
  • No dia 09 de junho o Convênio para a Criação do Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável de Campinas (HIDS),foi aprovado na Câmara de Administração (CAD), da Unicamp. Com isso, ele está pronto para assinatura da Unicamp e das demais partes envolvidas.
  • Firmada parceria com o Instituto de Computação da Unicamp para ajudar na criação de uma plataforma de avaliação de sustentabilidade para analisar todos os projetos do HIDS, mesmo em sua fase de planejamento. O projeto foi tema de uma disciplina para alunos da graduação do IC, coordenada pela professora Juliana Borin. Em junho de 2020.
  • Em cerimônia que aconteceu no dia 01 de julho de 2020, em uma reunião virtual, os representantes do Conselho Consultivo Fundador do HIDS assinaram o Convênio para a criação do Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável.
  • O HIDS adota conceito de laboratórios vivos,com a intenção de se tornar um modelo internacional de distrito inteligente e sustentável (em seu sentido amplo). Um laboratório vivo é baseado em um conceito de inovação aberta, na cocriação, integrando processos de pesquisa e inovação dentro de um contexto de parcerias público-privadas e operando em ambientes/territórios e comunidades de “vida real”. Julho/2020.
  • Por meio da portaria interna 04/2020, a Diretoria Executiva de Planejamento Integrado (DEPI) criou um comitê com objetivo de prospectar e propor conteúdo de interesse da Unicamp no HIDS. O Comitê será composto pelos diretores das Faculdades – FCA, FCF, FCM, FE, FEA, FEAGRI, FEC, FEEC, FEF, FEM, FENF, FEQ, FOP e FT –, dos Institutos de Ensino e Pesquisa -IA, IB, IC, IE, IEL, IFCH, IFGW, IG, IMECC e IG – e dos Colégios Técnicos (COTIL e COTUCA), com seus diretores associados, atuando como suplentes. O comitê deve colaborar para que conteúdos e temas de interesse da Unicamp estejam presentes na construção de laboratórios vivos nesse território.
  • A consultoria Inventta é contratada pelo BID para colaborar na gestão do projeto HIDS junto ao Banco e para formular um modelo de governança para o HIDS.
  • Em uma reunião que aconteceu de forma virtual no dia 02 de dezembro,representantes do Conselho Fundador do HIDS definem as diretrizes do Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável, HIDS. Além do governo do Estado de São Paulo, participam do Conselho do HIDS: a Prefeitura Municipal de Campinas, Unicamp, PUC-Campinas, Facamp, CNPEM, Embrapa, CPQD, Instituto ELDORADO, TRB Pharma, Cariba Incorporadora (Global Tech), Cargill, CPFL e Sanasa.
  • Em uma cerimônia realizada em formato virtual e com transmissão via YouTube, no dia 22 de dezembro de 2020, o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, assinou o Convênio para a criação do Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável (HIDS). Esse convênio funciona como um acordo guarda-chuva entre as 14 instituições que formam oConselho Consultivo Fundador do HIDS.  Ele não prevê investimentos e custos financeiros. O objetivo é que a partir desse Convênio possam ser criados acordos bilaterais, trilaterais ou multilaterais entre essas instituições, impulsionando o desenvolvimento do HIDS.

 

Grupo Gestor Universidade Sustentável-GGUS

  •  2020 Coordenador Interino, Prof. Edson Tomaz; a partir de novembro o Prof. Luiz Carlos Pereira da Silva assume como Coordenador.
  • O Prof. Luiz Carlos coordena as 6 Câmaras Técnicas que compõem o GGUS e fez reuniões virtuais com os Coordenadores das Câmaras Técnicas com objetivo de apresentar um Novo Sistema de Gestão para criação de Programas e Projetos, colocando a importância de buscar novos parceiros para desenvolvimento dos projetos e o desejo de implementar equipe operacional, dentro do possível; criar Laboratórios Vivos ligados aos interesses da Universidade e a importância em  assessorar o Plano Diretor Integrado e às Unidades que solicitarem orientação.

 

Coordenadoria de Planejamentos

  • Participação em 6 das 5 reuniões da COPEI em 2020, com o total de 16 trabalhos apresentados;
  • Conclusão de 1 dos 5 Projetos Estratégicos da DEPI e avanço nos demais;
  • Termos aditivos 1, 2 e 3 ao convênio com a Campinas Decor para reforma dos prédios COTUCA, em atraso devido a pandemia causada pelo COVID-19;
  • Organização da Campanha Unicamp Solidária: Cestas Básicas para Prefeitura de Campinas e Prefeitura de Limeira, em parceria com a Funcamp, empresa Von Braun, empresa Comemos de São Paulo;

 

Administração/RH

  • 63% dos funcionários da DEPI participaram de cursos oferecidos pela EDUCORP e outras entidades externas à Unicamp;
  • Suporte a toda equipe e organização de eventos virtuais para manter a socialização da DEPI;
  • Interface Unidade e CECON para agendamentos para os testes de COVID-19

 

Informática

  • Suporte a todas as equipes para acesso residencial aos sistemas hospedados na Universidade;
  • Suporte aos equipamentos residentes na DEPI de baixo (Servidores, Switches, Gateways) e conexão das redes com a rede da Universidade e Internet.;
  • Preparação e controle de equipamentos para utilização residencial;
  • Preparação do novo ambiente computacional da DEPI hospedado na NUVEM da Universidade – configuração e testes de 14 Servidores virtuais, conexão com as redes físicas, migração de sistemas e usuários, testes;
  • Separação da DEPI (do prédio Reitoria VI) da rede da Reitoria – passagem e testes de fibra óptica do Nó da DGA até a DEPI. (ainda em testes e configuração com CCUEC)

 

Coordenadoria de Georreferenciamento

  • Projeto Web Map dos ambientes internos – mapeamento e levantamento de informações quantitativas e qualitativas dos edifícios dos campis da Universidade: 1º e 2º ciclos encerrados, 3º e último ciclo reiniciado, com previsão de término no final do 1º semestre de 2021;
  • Consolidação da parceria de Estágio com os alunos do terceiros anos dos cursos técnicos de Edificações e de Geodésia e Cartografia do COTIL;
  • Construção do Site da Coordenadoria de Georreferenciamento, contento o Portal de Mapas da Unicamp;
  • Atlas do HIDS – geocodificações dos principais bancos de dados da Unicamp, entre outras produções;
  • Reorganização e disponibilização dos projetos das edificações da Unicamp aos profissionais da Unicamp através do Google Drive corporativo, a partir do acervo de projetos herdado da área de Cadastro da CPO;
  • Construção, manutenção e publicação do dashboard dos casos de COVID-19 atendidos nos hospitais da Unicamp, em parceria com a Diretoria Executiva da Área da Saúde-DEAS;
  • Construção de web map da localização das pessoas vulneráveis e locais de distribuição de cestas básicas na campanha Unicamp Solidária: Cesta Básicas em parceria com a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Campinas.

 

Coordenadoria do Plano Diretor Integrado

  • Planejamento e organização do Plano Diretor Integrado da Unicamp,
  • Elaboração do documento do Plano Diretor Integrado da Unicamp,
  • Elaboração do código de projetos,
  • Desenvolvimento de projetos urbanos e sustentáveis para a área de mobilidade e acessibilidade, infraestrutura urbana e meio ambiente;
  • Elaboração e submissão dos indicadores de sustentabilidade para a Unicamp na plataforma de ranqueamento UI Greenmetric;
  • Organização do evento Workshop Nacional da UI Greenmetric;
  • Elaboração de análises para a implantação de empreendimentos dentro da Unicamp: usos e patrimônio construído, mobilidade e acessibilidade, infraestrutura urbana, integração social, meio ambiente, universidade e sociedade;
  • Participação em webinars, fóruns e congressos: CCS 2020, UI GreenMetric Nacional e Internacional; Pluris 2020/2021;
  • Elaboração do Relatório de Sustentabilidade da Unicamp;
  • Participação no GT Força Tarefa Unicamp, na coordenação das atividades de uso dos espaços durante a pandemia;
  • Coordenação do GT Urbanismo Tático;
  • Participação nas componentes de planejamento do Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável-HIDS: projeto físico-espacial; patrimônio e sociocultural e avaliação de sustentabilidade.

 

Coordenadoria de Gestão de Empreendimentos

  • Consolidação do modelo de decisão, Instrução Normativa 01/2020, controle da capacitação operacional da equipe de fiscalização de obras, mediação e acompanhamento dos indicadores de desempenho dos processos em andamento, controle e acompanhamento financeiro dos recursos para obras
  • Consolidação de melhorias implantadas no processo de obras, em especial o limite de capacidade operacional;
  • Contingenciamento de recursos (66%) devido a crise da Pandemia;
  • Algumas suspenções de licitações em decorrência da pandemia do COVID-19;
  • Revisão de alguns editais em decorrência de atrasos devido a pandemia causada pelo COVID-19;
  • Redução do tempo para conclusão de licitação para ~9,5meses sendo que antes levava 10,5meses;

 

Coordenadoria de Fiscalização de Obras

  • Redução do tempo de execução da obra para 1,64 do prazo inicial (media anterior era de aprox. 2,30);
  • Redução de termos aditivos – orçamentos mais precisos;
  • Integração de projeto e obra;
  • Maior feedback das obras aos clientes e à comunidade universitária;
  • Maior interação com as empresas terceirizadas – reuniões sistêmicas
  • 7 obras concluída e entregues

Contratos em Execução

  • P&D – Inova;
  • Reforma da CGU;
  • Multiuso do Comvest;
  • Reforma Casa Pierre Montouchet;
  • Pavilhão docentes do IEL;
  • Prédio do CB-II;
  • Museu e Herbário do IB;
  • Núcleo Acessibilidade da FEF;
  • Núcleo Acessibilidade do IFCH

 

Coordenadoria de Gestão Técnica

  • Elaboradas e encaminhadas para trâmites licitatórios 12 pastas técnicas de contratação de obras;
  • Atualizados 8 orçamentos de obras, sendo 3 reorçados e 5 atualizados através de índice;
  • Realizadas 8 análises de orçamentos de obras desenvolvidos por terceirizadas;
  • Realizadas análises de documentações técnicas e propostas, de empresas participantes de 10 licitações;
  • Realizadas análises e respostas de 7 questionamentos/recursos interpostos por empresas durante as licitações.

Trabalho em Planos de ação propostos no início de 2020, a saber:

  • Desenvolvimento de diretivas para exigir das empresas terceirizadas a apresentação de planejamento de execução de obra, através de Diagrama de Gantt;
  • Proposta de alteração nos contratos e editais para que o pagamento da obras seja por etapa de obra – “check points”;
  • Proposto a aplicação de multas/ penalidades seja realizada por etapa de obra, não apenas na sua conclusão ou rescisão;
  • Padronização de caixilhos para desenvolvimentos de novos projetos de obras, com a contratação dos projetos padronizados em andamento;
  • Busca por desburocratização das atividades técnicas, através de software que auxilie nos afazeres administrativos das obras, sendo contratado no final de 2020 um novo software para orçamento e acompanhamento de obra;
  • Implementação da apresentação (por parte da terceirizada) na conclusão da obra, do Manual de uso, da operação e manutenção das edificações, o qual foi implementado em 2020;
  • Proposta de alteração na forma de pagamento de equipamentos na obra em desenvolvimento.

 

Coordenadoria de Gestão Ambiental e de Resíduos

Institucionalização da Sustentabilidade:

  • Ressignificação e institucionalização do papel do Facilitador;
  • Ministrado o curso para elaboração/revisão do Plano de Gestão de Resíduos Local para 39 facilitadores das 12 Unidades com Licenciamento Ambiental através da Educorp;
  • Participação com trabalhos em congressos nacionais e internacionais – Greenmetric e 2ª Conferência Campus Sustentável de Portugal;

Resíduos – Projetos:

  • Elaboração do Projeto UNICAMP Lixo Zero;
  • Elaboração do Plano de Gestão de Resíduo Local da DEPI;
  • Aprovação do fluxo de destinação de eletroeletrônicos não patrimoniados com os patrimoniados da DGA;
  • Preparação dos inventários dos resíduos de mercúrio das Unidades para contratação de empresa para descarte;
  • Retomada das conversas com o IFGW para busca de empresa para destinação de cilindros de gases perigosos;
  • Participação em Grupos de Trabalhos sobre a pandemia junto à Reitoria;
  • Vistoria, retirada e transferência de resíduos das Unidade para o entreposto;
  • Assessoria à DGA para nova contratação de empresa para tratamento de resíduo de formol;
  • Apoio ao CEPETRO para retorno do resíduo de petróleo à Petrobrás;
  • Apoio à área de Saúde para destinação do resíduo biológico dos hospitais de campanha (COVID-19);
  • Assessoria técnica para destinação de resíduos perigosos;
  • Início da elaboração do plano de ação relativo à destinação de resíduos oriundo da Moradia;

Projetos:

  • Lixo Zero;
  • Compras Sustentáveis;

CETESB

  • Relatórios de utilização de CADRI e de Licenciamento Ambiental para a CETESB

Links

GGUS

Coordenadoria de Planejamento

RH

Informática

Coordenadoria de Georreferenciamento

Coordenadoria Plano Diretor  

Coordenadoria de Gestão de Empreendimentos

Coordenadoria de Fiscalização de Obras 

Coordenadoria de Gestão Técnica

Coordenadoria GEARE

Team Building 2020

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.