O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, e Cecília Paredes, reitora da Escola Superior Politécnica do Litoral (Espol), do Equador, reuniram-se na manhã desta quarta-feira (4) para discutir a ampliação do intercâmbio entre as duas instituições. Paredes disse que a Espol tem interesse na expertise da Unicamp na área da saúde.
“Somos uma escola técnica, mas queremos fortalecer outras áreas, em especial a da saúde. Planejamos instalar uma escola de medicina”, afirmou. “Estamos felizes com a visita e nos interessa muito aprofundar nossos programas de intercâmbio”, disse Meirelles.
A Unicamp já recebe estudantes equatorianos para cursos de mestrado e doutorado. Segundo o coordenador do Projeto Campus Sustentável, professor Luiz Carlos Pereira da Silva, 15 alunos de pós-graduação participam hoje de programas desenvolvidos em conjunto pelas universidades. A ideia é ampliar o intercâmbio, com a ida de professores da Unicamp para atuarem na Espol.
De acordo com o professor, as universidades também estudam a ampliação de acordos para projetos nas áreas de sustentabilidade e a participação conjunta em editais de pesquisa.
Integrou a delegação os professores Carmen Vaca, Guillermo Sorlano, José Cordova, Miguel Torres e Jorge Aragundi. O grupo aproveitou a visita à Unicamp para conhecer o projeto Campus Sustentável, parceria entre a Unicamp e a CPFL Energia iniciada em agosto de 2017. O projeto visa melhorar a infraestrutura do campus e aprimorar o ensino e a pesquisa por meio do desenvolvimento de novas tecnologias, transformando a Unicamp em um laboratório vivo de sustentabilidade energética.
Link para notícia original no portal da UNICAMP:
https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2022/05/04/unicamp-recebe-reitora-de-universidade-equatoriana