A UNICAMP apresentou 6 trabalhos na 2ª Conferência Campus Sustentável de Portugal de 2020 (CCS2020), um evento promovido pela Rede Campus Sustentável, Portugal, que foi organizado pelo Instituto Politécnico de Tomar no dia 30 de outubro de 2020 na cidade de Tomar, Portugal.
A Conferência CCS 2020 constitui um fórum de discussão e reflexão sobre os mais recentes avanços na investigação, inovação e práticas na implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas Instituições de Ensino Superior.
A Conferência foi realizada na modalidade “on line” e a Diretoria Executiva de Planejamento Integrado – DEPI apresentou 4 trabalhos, sendo que a GEARE (Gestão Ambiental e de Resíduos) participou com duas apresentações orais dos trabalhos “Histórico da Gestão Ambiental na Unicamp”, Autores: Regina C. C. Mesquita Micaroni, Gislaine Ap. Moreira e Emília Wanda Rutkowski e “Educação Ambiental na Unicamp”, Autores: Maria Gineusa Medeiros e Souza, Washington Roberto Rois da Silva e Emília Wanda Rutkowski e o Plano Diretor Integrado participou com uma apresentação oral do trabalho Planejamento Urbano Sustentável para os Campi da Universidade Estadual de Campinas, Autores: Thalita Dalbelo, Gabriela Romero, Aline Galante, Adriana Dieguez e Talita Torniziello e um pôster do trabalho POR UMA UNIVERSIDADE ACESSÍVEL apresentado por Edilene Donadon e Thalita Dalbello.
A UNICAMP apresentou mais 2 trabalhos nesse mesmo evento, o PROJETO SMART CAMPUS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS dos autores: Rafael P. de Sousa, Ricardo A. Barbosa, Simone P. S. Hinz, Anderson Kattwinkel, Fabricio A. Oliveira, Tania D. Almeida, Juliana F. Borin and Leandro T. Manera; e o trabalho do Fluxus – REMOTE PRODUCTION OF COVID-19 CONTENT FOR STUDENT HOUSING deJuliana Mendes Ferreira Fukuda, Beatriz Arruda Martins e Emília Wanda Rutkowski.
Como resultado desta participação, Dra. Regina Mesquita Micaroni foi convidada para participar da Rede Campus Sustentável de Portugal (http://www.redecampussustentavel.pt/), participando pela mesma do Webinário “Gestão de Resíduos: implementação de circuitos e estratégias de comunicação”, em 10/11/2020.
Do início de 2019 até novembro de 2020, a DEPI encaminhou para contratação 32 pastas técnicas, das quais se destacam as obras remanescentes, que visam a conclusão de obras inacabadas decorrentes de rescisões contratuais e as obras voltadas ao atendimento de questões de acessibilidade, das quais fazem parte a execução de um núcleo de acessibilidade junto aos prédios existentes, contendo elevador e banheiros acessíveis.
Dentre as obras encaminhadas de remanescentes, se destacam a conclusão das obras do Centro Paulista em Bioenergia e da Medicina Translacional. A obra de conclusão da Bioenergia contempla implantação, prédio de laboratórios, edifício sede, subestação e abrigo para central de água gelada e climatização e reservatório de água elevado. A obra de conclusão da Medicina Translacional consiste na construção do prédio de pesquisas com laboratórios, salas administrativas e auditório, além de construções de apoio como cabine transformadora de energia, reservatório de água semienterrado e urbanização da área. Para sua execução serão utilizados recursos de convênio FINEP e orçamentários.
As obras de acessibilidade englobam, entre outras, a acessibilidade do prédio professores do IFCH e a acessibilidade e reforma sanitários da biblioteca da FEF, as quais já foram contratadas e encontram-se em execução, bem como a acessibilidade e reforma sanitários do CONSU e acessibilidade e reforma sanitários do CEL, que se encontram respectivamente em licitação e em formalização de contrato.
A priorização de obras remanescentes e acessibilidades são decorrentes do novo modelo empregado de decisão para demandas de obras e novos empreendimentos desenvolvido pela DEPI e aprovado pela Unicamp, que tem como objetivo a qualificação dos ambientes construídos, a expansão da infraestrutura e a urbanização dos campi através de ações planejadas, que visem o melhor interesse da comunidade, com a melhoria e qualificação contínua do ambiente universitário, observando as melhores práticas de sustentabilidade, economicidade e desenvolvimento, e em consonância com os objetivos estratégicos estabelecidos.
Um dos desafios causados pela pandemia foi manter a integração da equipe DEPI mesmo com o distanciamento social.
A tecnologia surge como uma poderosa ferramenta na superação deste desafio, logo no início da pandemia e suspensão das atividades presenciais foi criado um grupo com todos os funcionários da DEPI no aplicativo Whatssapp, o que permite que as informações cheguem até a equipe de forma rápida e dinâmica, além de permitir que os funcionários se comuniquem de forma mais próxima e pessoal.
O serviço de comunicação Google Meet também é utilizado, através dessa ferramenta é possível realizar reuniões e encontros virtuais, o grupo de coordenadores da DEPI reúne-se toda semana para troca de informações sobre acontecimentos que impactam de alguma forma na Universidade, sobre as equipes e o andamento dos trabalhos, alinhando os processos de trabalho e integrando as áreas, o que permite que a DEPI atue de forma orgânica e eficaz.
Periodicamente são realizados encontros que envolvem todos os funcionários da DEPI, como a festa julina, que permitiu de forma leve e descontraída a interação entre os funcionários, o café da manhã que tratou sobre o programa “Lixo Zero” e contou com a participação ativa dos funcionários que enviaram fotos relacionadas ao tema.
Reuniões com toda a equipe também são realizadas sempre que ocorre algo que irá impactar os funcionários.
Podemos estar distantes fisicamente, mas graças a tecnologia, dedicação e comprometimento da equipe DEPI permanecemos integrados.
DEPI/GEARE realiza o 2º edição do curso online sobre elaboração e revisão do Plano de Gestão de Resíduos Local para os facilitadores.
A Unicamp sempre foi protagonista em projetos voltados para a gestão de resíduo em campus universitários, uma das ações de grande relevância neste âmbito foi o primeiro curso online de formação dos facilitadores para elaboração do Plano de Gestão de Resíduos das Unidades (PGR) realizado em 2008 e promovido pelo Grupo Gestor Ambiental – GGA, Célula Operacional de Resíduos – COR, Agência de Formação de Profissionais da Unicamp – AFPU, atualmente – Escola de Educação Corporativa – EDUCORP e Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais – GGTE . O curso foi semipresencial e utilizou a plataforma TelEduc, ambiente virtual de aprendizagem com educação à distância. Esta formação foi direcionada para Unidades/Órgãos que tinham resíduos perigosos (Biológicos, Químicos e Radioativos) e envolveu a participação de 93 facilitadores oriundos de 36 Unidades/Órgãos, resultando na apresentação de 31 PGRs.
Em 2020, a Gestão Ambiental e de Resíduos – GEARE, ligada à Diretoria Executiva de Planejamento Integrado – DEPI, organizou uma nova formação totalmente online visando a elaboração e/ou revisão do Plano de Gestão de Resíduos Local – PGRL em parceria com a EDUCORP. No total serão 36 Unidades/Órgãos contempladas com essa formação que terá várias edições até 2021. Na turma iniciada em 29/10/2020 foram priorizadas as Unidades da área da saúde. Os objetivos do curso são formar e capacitar os facilitadores da Universidade em Gestão Ambiental e de Resíduos, disseminar os Programas Ambientais Institucionais, bem como fomentar a implantação de projetos de sustentabilidade nas Unidades que auxiliem na elevação dos indicadores de Sustentabilidade da Unicamp. A primeira turma do curso se encerrará com a apresentação do PGRL das Unidades/Órgãos em março de 2021. Em 2021 serão realizadas mais duas edições do curso para contemplar todas as Unidades/Órgãos com geração de resíduos perigosos. Para 2022, a DEPI/GEARE está planejando realizar uma nova versão do curso para contemplar as Unidades/Órgãos que só geram resíduos urbanos.
Esse curso vai de encontro ao Planejamento Estratégico da Universidade – PLANES de 2016 – 2020 que em seu item 7 – Sustentabilidade, visa promover, entre outros itens, a Preservação Ambiental, incentivar o Campus Verde e investir na criação dos living labs que criam oportunidades de inserir o assunto Sustentabilidade no cotidiano das atividades de ensino.
Na última sexta feira, dai 26, a Campanha Unicamp Solidária foi tema de reportagem na TV Câmara, canal da Câmara dos Vereadores da cidade de Campinas. A reportagem foi ao no programa Câmara Total.
Em operação desde março de 2020, o objetivo da Campanha Unicamp Solidária-Cestas Básicas é ajudar a população mais vulnerável da cidade de Campinas por meio da doação de alimentos e produtos de higiene e limpeza. De acordo com dados da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Campinas, por conta da pandemia cresceu muito o número de famílias com dificuldades de adquirir alimentos e produtos de limpeza. Por meio da Campanha, a Unicamp fortalece as ações da Prefeitura no atendimento à essas famílias. “Acreditamos que a Unicamp tem uma importante função social e foi nesse sentido que a DEPI se engajou nessa Campanha, para ajudar a cidade de Campinas nesse momento crítico que enfrentamos”, afirmou o diretor da DEPI, Marco Aurelio Pinheiro Lima.
A pandemia não acabou e seus efeitos ainda serão sentidos por um bom tempo. “As doações continuam sendo necessárias e ajuda de todos pode beneficiar várias famílias em situação de vulnerabilidade social e nutricional”, disse a Secretária de Assistência Social de Campinas, Eliane Jocelaine Pereira. Confira a reportagem:
Como funciona – O site da campanha foi desenvolvido pela equipe de TI da Funcamp, que inclui uma área exclusiva para o acompanhamento das doações recebidas. “Como Fundação de apoio à Universidade e motivada pelo objetivo da campanha – de atender a população em situação de vulnerabilidade de Campinas – a Funcamp incorporou a iniciativa da Universidade e disponibilizou as ferramentas necessárias para execução do projeto”, contou Cleusa Ferreira, diretora da Funcamp. Para facilitar as doações a ferramenta desenvolvida foi integrada com a operadora de cartão de crédito e com o sistema de emissão de boletos bancários, visando abranger o maior número possível de doadores. Com os valores arrecadados, a área de compras da Fundação efetua a aquisição de cestas em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social que determinou a composição destas cestas. Elas são entregues diretamente no Banco de Alimentos de Campinas.
Então, instituições já cadastradas na Secretaria de Assistência Social de Campinas retiram as cestas para entregar às famílias em situação de vulnerabilidade. A Fundação elabora a prestação de contas destas aquisições que estão disponibilizadas no site e permite transparência na utilização dos recursos.
Números
Valor arrecadado até agora: R$ 1.441.940,46
Cestas adquiridas e entregues no Banco de Alimentos de Campinas: 27.197
Doadores: 1009
Parceiros:
Funcamp
Banco de Alimentos de Campinas (Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Campinas)
Conforme previsto na Deliberação CONSU – A – 019/2019, o Diretor Executivo de Planejamento Integrado, Prof. Dr. Marco Aurélio Pinheiro Lima, expediu a Instrução DEPI 01/2020, que “estabelece procedimentos e critérios para a definição, análise, aprovação e priorização na execução de obras” .
Nesta Instrução, são definidos os conceitos envolvidos no assunto, a sistemática de distribuição dos recursos destinados aos tipos de obras, bem como a forma de emissão, autorização e tratamento das Solicitações de Obras (SOB), tornando-se leitura de fundamental importância para todas as pessoas envolvidas neste assunto.
Para acessar a Instrução DEPI 01/2020, clique aqui, ou acesse a guia “Legislação” em nosso menu principal.
Dando continuidade ao projeto de fornecer acessibilidade à Universidade, está em execução a construção do bloco de acessibilidade e reforma dos sanitários do prédio da biblioteca da FEF.
A obra iniciou em 01/07/2020, com previsão de conclusão em 28/03/2021. O empreendimento constitui na execução de um bloco de acessibilidade, com elevador e banheiros PNE, e na reforma dos sanitários existentes.
O objeto foi contratado junto a empresa Renovo Construções LTDA. EPP. pelo valor de R$862.106,80, está em seu terceiro mês de execução e se encontra 25% executado (7% a mais que o previsto inicialmente no cronograma).
Para acompanhar a execução da obra e maiores informações sobre o referido contrato, pode acessar a pagina: www.depi.unicamp.br/cge/
A DEPI (Diretoria Executiva de Planejamento Integrado) e a DEAS (Diretoria Executiva da Área de Saúde), órgãos da Reitoria da Unicamp, consolidaram parceria para realizar um mapeamento e construção de um painel de controle (dashboard) de todos os pacientes atendidos pelo HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e que foram considerados suspeitos para Covid-19 segundo a equipe médica do HC.
A DEAS envia as informações dos pacientes suspeitos à DEPI em formato de planilha eletrônica, mantendo todo o sigilo dos dados confidenciais. A Coordenadoria de Georreferenciamento da DEPI realiza a geocodificação das informações da planilha eletrônica gerando uma camada georreferenciada, que possibilita a criação do web map temático e a criação, programação e configuração do painel de controle.
O mapeamento identifica a expansão territorial dos atendimentos realizados pelo HC, tanto em Campinas quanto nos municípios dentro e fora da região metropolitana, de todos os casos suspeitos (confirmados ou não), podendo ser usado como subsídio às ações de gestão e planejamento (tanto do hospital como de políticas públicas), no curto, médio e longo prazos.
Teve início hoje (1/10) a quarta edição do 4th National Workshop on UI GreenMetric for Brazilian Universities. O sistema de ranqueamento UI GreenMetric é uma iniciativa da Universitas Indonesia que estabelece indicadores de sustentabilidade específicos para avaliar e balizar indicadores de sustentabilidade em campus universitário. O objetivo é que esses indicadores sirvam como instrumentos de melhoria contínua na transição para a universidade sustentável. Atualmente 780 universidades de 23 países participam do sistema de ranqueamento, cujo resultado é divulgado anualmente pela Universitas Indonesia.
Com objetivo de disseminar a metodologia do GreenMetric e favorecer a troca de experiências sobre boas práticas na área de sustentabilidade, a Universitas Indonesia organiza workshops locais para reunir as universidades que participam do ranking em cada país e para incentivar a adesão de mais instituições. Esta é a quarta edição do Workshop Nacional no Brasil e pela primeira vez a Unicamp organiza o evento, por meio da Coordenadoria do Plano Diretor Integrado. “A importância de sediar esse evento é a visibilidade que ele traz para o tema da sustentabilidade em todos os campi da Unicamp”, disse a coordenadora do Plano Diretor, Thalita Dalbelo. “É uma maneira de lembrar a todos os colaboradores do levantamento dos dados sobre a importância de medir, analisar e progredir em relação à sustentabilidade na universidade. Além disso, é uma forma de divulgar a preocupação da Unicamp quanto à sustentabilidade na infraestrutura dos campi e no ensino, pesquisa e extensão”, acrescentou.
Com quase 600 inscritos, este ano, por conta da pandemia do coronavírus, excepcionalmente, o Workshop acontece no formato virtual “Mesmo que não seja possível estarmos juntos fisicamente, este evento é uma oportunidade única de compartilhar experiências e as soluções encontradas pelas universidades brasileiras para serem mais sustentáveis”, afirmou o reitor da Unicamp, Marcelo knobel, na abertura do evento. Em sua fala, a professora da Universitas Indonesia, Riri Fitri Sari, idealizadora do GreenMetric, destacou o número de universidades brasileiras que participam do ranking – hoje são 28 instituições – número que aumenta a cada ano. “As medidas de distanciamento social estão levando as universidades em todo o mundo a repensarem seus modelos de ensino, esperamos que isso sirva também para gerarmos soluções que ajudem a cumprir as metas da Agenda 2030, da ONU”, disse.
Foi justamente para disponibilizar um sistema que ajudasse as universidades a avaliar e mensurar seus esforços para combater a mudança climática que o GreenMetric foi criado. Ele permite classificar as universidades a partir de seis critérios: configuração e infraestrutura, energia e mudança climática, resíduos, água, transporte e educação e pesquisa. Em 2019, as cinco universidades brasileiras mais sustentáveis foram USP; Universidade Federal de Lavras (UFLA); Universidade Positivo (Curitiba); Unicamp e Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN). “Diferentemente de outros tipos de ranqueamento, o GreenMetric não estimula uma competição, mas a cooperação. As universidades brasileiras têm melhorado sua pontuação a cada ano e isso se deve aos esforços em estabelecer processos mais sustentáveis, mas também pelos aprendizados que o GreenMetric proporciona”, afirmou o engenheiro civil e professor da USP, Tadeu Fabricio Malheiros. “A sustentabilidade em um campus universitário implica na melhoria do meio ambiente como um todo e para todos”, ressaltou Malheiros que também é especialista em indicadores de sustentabilidade.
Um dos principais desafios para as universidades brasileiras, segundo ele, é criar bons sistemas de coleta de dados e de monitoramento. “Um bom começo, nesse sentido, é estabelecer escritórios ou setores especializados nisso dentro da universidade, para estimular a instituição na direção de práticas mais sustentáveis”, afirmou Malheiros. Para Dalbelo, que assumiu o desafio de coletar os dados para o GreenMetric na Unicamp, um escritório específico para monitoramento interno da sustentabilidade auxiliaria na coleta de dados, na análise dos indicadores, no entendimento do foco que deve ser estabelecido para a universidade ser mais sustentável. “Também poderia ajudar na elaboração dos projetos que possam viabilizar a sustentabilidade”, pontuou a arquiteta. A despeito de centralizar as informações em um escritório ou setor, o primeiro passo para alcançar bons indicadores é a conscientização das pessoas para uma atitude sustentável. “Medidas simples – como instalar temporizadores nas torneiras – geram impactos significativos tanto em termos de conscientização sobre o uso dos recursos naturais, quanto economia de recursos financeiros”, destacou Malheiros.
Trocas sustentáveis – O professor Leandro Coelho Naves, que coordena a Diretoria de Meio Ambiente na UFLA, também apontou a educação ambiental como o primeiro passo para alcançar bons resultados em termos de sustentabilidade nas universidades. “São as pessoas que fazem as coisas acontecerem, desde informar sobre uma torneira pingando até a implantação de projetos mais complexos, toda a comunidade acadêmica tem que estar envolvida”, afirmou. Segundo ele, o GreenMetric tem sido importante para ajudar a determinar prioridades e direcionar os esforços na UFLA. Entre as medidas adotadas na universidade mineira citadas por ele, estão a recuperação de áreas verdes com plantio de seis mil mudas de espécies nativas, redução de áreas de estacionamento que foram transformadas em calçadões, diminuindo áreas impermeáveis, com ganhos positivos na mobilidade urbana.
As universidades estão envolvidas na formação de tomadores de decisão e na produção de conhecimento e tecnologias que estabelecem conexões locais e globais com a sociedade civil, empresas e governo. Com as preocupações nos setores ambiental, social e econômico, o desenvolvimento sustentável passou a integrar a agenda das universidades no planejamento estratégico, no ensino, pesquisa e extensão e no planejamento urbano dos campi. Todos os esforços no sentido de tornar os espaços e práticas mais sustentáveis são fundamentais e complementares as ações do poder público, empresas e sociedade civil. Nesse sentido, o levantamento e a avaliação da situação dos campi universitários quanto à sustentabilidade caracterizam-se como instrumentos de gestão e melhoria contínua na transição para a universidade sustentável.