Realizada segunda vistoria de membro do GT Dengue-CECOM em 23/04/2024, a partir das 9 horas às 10:45h. Responsável representante pela DEPI Washington Roberto Rodrigues da Silva e Engenheiro Civil Rafael Silva dos Santos da DEPI.
Locais a serem vistoriados: 1. IA – Paviartes; 2. IA- Teatro; 3. FCM – Núcleo de acessibilidade dos prédios 10 e 11 (ao lado do CEB); 4. IEL – Reforma e ampliação da Biblioteca do IEL; 5. Siarq – Nova sede; 6. FEEC – Laboratório de TI da FEEC e 7. LIPs.
Em 27/03/2024 a pedido do Sr. Américo Alves Pereira, o Sr. José Carlos Scanacapra nos enviou apresentação e capacitação como utilizar o Larvicida BTI. Trouxe-nos o produto e os medidores em 28/03/2024, e quando das nossas visitas aos prédios com obras paradas, sob a responsabilidade da DEPI, além de fazermos as vistorias iremos também colocar o larvicida quando necessário, conforme orientação da Vigilância em Saúde Regional Norte
Seguem observações dos locais visitados:
1. IA – Paviartes – Local: IA Paviartes – Rua Pitágoras, 500, Cidade Universitária, Campinas – SP, 13083-880 – Prédio da Paviartes, (galpão).
- Não foram encontrados demais itens como possíveis criadouros (pneus, garrafas e copinhos). O local está localizado no cruzamento da Av. Albert Einstein com a Rua Pitágoras (Pavilhão 1), a reconstrução do prédio adjacente (Pavilhão 2) e a construção de uma praça coberta ligando os dois edifícios.
2. IA- Teatro – Local: Instituto de Artes – IA Teatro – Fica entre as Ruas Bertrand Russel e Elis Regina, s/n, Cidade Universitária, Campinas – SP, 13083-880. A obra foi retomada pela empresa e não está mais parada, (área de 4,8 mil metros quadrados). Espaço fechado com cadeado no portão e alambrados de metal protegem a entrada de transeuntes e apenas funcionários e DEPI adentram o local.
- Entulho: Não há mais entulhos dispersos ao redor no espaço, nem recipiente plástico, a manutenção urbana de poda e limpeza do mato no terreno foi realizada. Não foram mais encontrados baldes, garrafas, lata de tintas e canos plásticos.
- Foram encontrados pouco volume de entulho (madeira, restos de tubos tipo pvc, canos, madeiras, telhas sem água aparente. Foi-nos informado pela empresa que a caçamba está sendo providenciada para o entulho.
3. FCM – Núcleo de acessibilidade dos prédios 10 e 11 (ao lado do CEB) – Local: FCM – Núcleo de acessibilidade dos prédios 10 e 11 (ao lado do CEB) – Rua R. Alexander Fleming, 101 – Cidade Universitária, Campinas – SP, 13083-880.
- Colocamos larvicida em 23/04/2024 num possível criadouro: local com água limpa vinda do cano do ar condicionado, não contém larvas mas água presente a céu aberto.
- Possíveis criadouros: garrafa plástica foi recolhida quando da visita e recipiente de metal quadrado para bitucas (com furos e sem água, com bitucas de cigarro, local coberto junto ao prédio). Ralos sem água.
- Local bem sinalizado, fechado placas metálicas e protegido o corredor de acesso com mureta interna e aviso de interdição, para não haver transeuntes.
- Há vários buracos “vazios” de construção com 25 a 30 centímetros de raio (sem estacas), sem água aparente. Buracos com pouca sinalização visual, foram colocadas pequenas ripas de madeira com tijolo de cimento vazado. Verificar a orientação técnica de como proceder para não causar acidentes de trabalho, pois pessoas podem enfiar o pé no buraco, mato foi cortado e está adequado.
.
- O mato que estava alto foi cortado:
4. IEL – Reforma e ampliação da Biblioteca do IEL – Local: Instituto de Estudos da Linguagem – IEL Reforma e Ampliação da Biblioteca do IEL, Cidade Universitária, Campinas – SP, 13083-880.
- Não foram mais encontrados focos de água parada e criadouro com larvas nos potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti nas estacas com água. As sapatas e estacas foram concluídas e estão abaixo do nível do piso de terra, com pequenas valas ou buracos onde se acumulava água. Pode-se observar que o terreno pode ter possível argila na camada do solo, pois a água ficava parada e acumulada. As sapatas estavam todas sem água quando da nossa visita.
- Não foram mais encontradas latas de tinta de 18 litros. Local com pouco volume de entulho (madeiras, telhas e restos de massa de construção).
- Na parte externa há coletor para recicláveis que estava aberto e pode após as chuvas acumular água.
5. Siarq – Nova sede – Local: Sistema de Arquivo da Unicamp – SIARQ – Rua Dr. André Tosello, Cidade Universitária, Campinas – SP, 13083-886. A equipe de poda e corte de grama da DMA estava trabalhando no dia 23/04/2024.
- Alambrado com grande abertura lateral, (a qual entramos também por ele, tem até um caminho sem mato parecendo local com possível entrada de pessoas), inclusive tem marmita vazia jogada que acumula água, mato grande em volta na calçada. Consertar o alambrado para evitar que pessoas possam frequentar o espaço da obra.
- Quando chove acumula água nos plásticos, e colocamos larvicida na água, não observamos larvas no local com água. Há lona plástica preta grossa protegendo parte de ferro da estrutura no chão (gaiola metálica) que continha pouca água. Não foram observadas larvas de mosquito, mas colocamos larvicida na água para prevenção de possíveis criadouros. Bom verificarmos o local sempre após as chuvas, tendo em vista o teto ter pequenas frestas por onde entram água para dentro do prédio.
- Há vários salões sem água nem criadouros. Pouco entulho de madeira dentro da obra. No fundo do fosso do futuro elevador tem materiais, tipo: restos de obra, importante limpar para não acumular água.
- Terraço limpo e sem água, entorno limpo, mato cortado e sem criadouros que possam acumular água.
6. FEEC – Laboratório de TI da FEEC – Local: FEEC – Avenida James Clerck Maxwel, 155 – Cidade Universitária, Campinas – SP, 13083-880 – Laboratório de TI da FEEC. Obra para o futuro laboratório de TI, local com acesso limitado, portas trancadas e com alambrados em volta.
- Encontrado um foco de Água Parada e criadouro com larvas – há potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti nas estacas com água Aparelhos eletroeletrônicos grandes em áreas aberta (abaixo), com água dentro, possível foco. Tomar providência urgente (foi informado que não tem patrimônio, em comodato ERC, etc). Há focos de água parada aparentes nos vários aparelhos eletroeletrônicos, aparelhos elétricos e de ar condicionado em local aberto, colocamos larvicida nos aparelhos que continham água parada e estavam com larvas se mexendo.
- Os entulhos que estavam na área aberta foram retirados, deixaram somente a areia. Há alguns volumes de entulho na área coberta da construção e nos informaram que estão contratando empresa de caçamba para retirada. Não observamos outros possíveis criadouros com acúmulo de água.
- Outros espaços do entorno da construção estão limpos, sem possíveis criadouros.
7. LIPs – Local: Laboratórios Integrados de Pesquisa – LIPs da (Pró-Reitoria de Pesquisa) PRP – R. Daniel Hogan, 434 – Cidade Universitária, Campinas – SP, 13083-836. Local trancado e com mato alto, equipe estava cortando na unidade SIARQ (prédio em construção) na mesma rua. Obra estrutural, acesso limitado, fechado com cadeado no portão e alambrados de metal estão preservados. Local fora do eixo mais movimentado da universidade, somente um prédio local e o conjunto de três prédios estruturais do LIPs (futuros laboratórios sem unidade definida até o momento). Muito mato alto em volta das três estruturas dos futuros prédios, DEPI irá solicitar poda do mato do entorno. Mesmo à distância a obra no térreo parecia que estava limpa e sem entulhos aparentes, vide imagens anexas.
Encaminhamos relatório para GT Dengue reunião marcada para dia 26/04/2024 das 10:30h às 12 horas.
Por Washington Roberto – GEARE/DEPI
wroberto@unicamp.br
(19) 3521-8079