A Coordenadoria de Gestão Ambiental e de Resíduos – GEARE, ligada à Diretoria Executiva de Planejamento Integrado – DEPI, tem dentre suas atividades, a gestão dos resíduos químicos gerados em todos os campi da Unicamp. A coleta interna destes resíduos, o encaminhamento para tratamento e a disposição final ambientalmente adequada é gerida pela GEARE.
A GEARE faz a interface com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, para solicitação do Certificado de Movimentação de Resíduos – CADRI, necessário para a movimentação de todo resíduo perigoso da Universidade, encaminhado para tratamento e/ou disposição final.
Assim, para a destinação dos resíduos perigosos, as unidades geradoras seguem as instruções da GEARE para o acondicionamento e identificação adequados e, após prévia avaliação dos itens a serem descartados, a GEARE faz a vistoria in loco, garantindo as etapas descritas para uma destinação final ambientalmente adequada.
Após a vistoria, a coleta interna é realizada por empresa especializada, contratada e acompanhada pela GEARE. Os resíduos são encaminhados para o abrigo da GEARE para pesagem, separação, paletização até atingir o volume necessário para o encaminhamento para disposição final. No caso específico dos resíduos químicos orgânicos, o tratamento é a incineração, que garante toda a destruição dos resíduos, sendo as cinzas encaminhadas para aterro classe I.
Dessa forma, entre os meses de setembro de 2022 a janeiro de 2023, a GEARE retirou resíduos químicos de 21 unidades (DMA, CECOM, FCA, FOP, CPQBA, FCM, GASTROCENTRO, IFGW, SAR, LACTAD, FECFAU, CBMEG, COTIL, FEA, FEQ, IB, IQ, CEPETRO, FT, FEM e FCF) totalizando 18.036 quilos. De meados de setembro até o início de fevereiro, esses resíduos foram encaminhados para a empresa responsável pela incineração.