DEPI representa a UNICAMP no 10º Workshop Internacional da UI GreenMetric

As coordenadoras de Sustentabilidade, Thalita dos Santos Dalbello, de Resíduos e Licenças (GRL) da DEPI, Regina Mesquita Micaroni, e a Profª Drª Janaina Antonino Pinto, da Câmara Técnica de Gestão de Campus Inteligente, representaram  a UNICAMP no 10º Workshop Internacional da UI GreenMetric realizado de 4 a 7 de junho de 2024 em Bogotá, Colômbia.

Thalita dos Santos Dalbelo apresentou o trabalho “Projeto de Eficiência Energética para o campus da Unicamp”, que mostra a evolução da Unicamp na eficiência de seu consumo de energia por meio de parcerias com empresas do setor elétrico e projetos coordenados pela Coordenadoria de Sustentabilidade. Nos últimos quatro anos, a universidade conseguiu reduzir cerca de 10% do consumo de energia. No entanto, é necessário acelerar a transição para uma operação mais sustentável. O Projeto Eficiência Energética visa reduzir o consumo de eletricidade em 30% até 2030, dividindo-se em três subprojetos: Unicamp 100% Led, que substitui lâmpadas convencionais por lâmpadas LED de 18W; Sustentabilidade no Ar, que troca equipamentos antigos de ar condicionado por equipamentos mais eficientes; e + Fotovoltaica, que aumenta a geração de energia fotovoltaica nos telhados dos prédios da universidade.

Também houve a apresentação do poster do trabalho de desenvolvimento do Plano de Logística Sustentável da Unicamp, um plano que foi criado para promover práticas de sustentabilidade, alinhando-se ao Planejamento Estratégico 2021-2025 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Ele estabelece estratégias de contratações e logísticas sustentáveis nas dimensões econômica, social, ambiental e cultural. A universidade, como instituição pública, tem um papel crucial na promoção da sustentabilidade, contribuindo para políticas públicas e formando profissionais. A busca pela sustentabilidade visa assegurar um meio ambiente equilibrado e o bem-estar de todos, impulsionando mudanças em diversos níveis.

Regina Mesquita Micaroni apresentou o trabalho intitulado ”Como a Unicamp está lidando com a melhoria contínua da gestão de resíduos perigosos” no qual relatou os trabalhos que a Gestão Ambiental e de Resíduos (GEARE) vem realizando desde 2020 com os cursos para elaboração do Plano de Gestão de Resíduos Local (PGRL), em parceria com a Educorp, que treinaram 169 pessoas de 50 unidades e resultaram na elaboração ou atualização dos PGRL de 43 unidades/órgãos da universidade. Assim como as vistorias técnicas da GEARE para atualização dos PGRL e o Projeto Estratégico de Prevenção de Resíduos que está sendo realizado na FT como um projeto piloto.

Janaina Antonino Pinto apresentou o trabalho “Campus 5.0: Monitoramento das emissões veiculares para uma mobilidade mais sustentável”, que trouxe a explanação dos campi universitários como microcidades, oferecendo serviços essenciais e oportunidades sociais além das atividades educacionais. O projeto de mobilidade e transporte no campus da Unicamp faz parte do conceito Smart Campus 5.0, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A proposta inclui um inventário de emissões de veículos, conectividade para analisar os impactos na qualidade do ar e modelos de suporte à decisão. Esses modelos ajudarão a definir políticas para promover a mobilidade sustentável, contribuindo para um ambiente universitário mais saudável e sustentável, e melhorando os indicadores de sustentabilidade.

O Workshop Internacional da UI GreenMetric visa aumentar o desempenho de cada universidade nas ações de transição para sustentabilidade através do compartilhamento das ações e melhores práticas de sustentabilidade desenvolvidas nas universidades participantes.O workshop foi dividido em sessões nas áreas de gestão de energia e mudanças climática, resíduos, transporte, infraestrutura, água e educação.No evento houve a participação de 110 pessoas representando 61 universidades de 23 países.

O 10º Workshop Internacional da UI GreenMetric cumpriu seu objetivo de promover a sustentabilidade em universidades, facilitando a troca de conhecimento e estimulando a colaboração global. Através das palestras magnas, das apresentações, dos painéis de discussão, dos workshops de grupos e das oportunidades de “networking”, o workshop cultivou um ambiente de aprendizado, troca e cooperação. Os resultados desse evento contribuirão significativamente para um futuro mais verde e sustentável para as instituições de ensino superior em todo o mundo.

Representação da UNICAMP no 10º Workshop Internacional da UI GreenMetric

Participantes do 10º Workshop Internacional da UI GreenMetric

Apresentação do trabalho “Projeto de Eficiência Energética para o campus da Unicamp” -Thalita dos Santos Dalbello

Apresentação do trabalho  ”Como a Unicamp está lidando com a melhoria contínua da gestão de resíduos perigosos” – Regina Mesquita Micaroni