As coordenadorias da Diretoria Executiva de Planejamento Integrado
A Diretoria Executiva de Planejamento Integrado da UNICAMP conta hoje em sua estrutura administrativa com oito coordenadorias distintas que executam suas funções institucionais de maneira sinérgica e integrada dispondo de uma equipe multidisciplinar qualificada e atuante. Abaixo, um breve descritivo de cada uma delas e qual sua importância dentro da universidade. Não deixe de conferir a página de cada uma delas para saber mais.
O Plano Diretor Integrado tem a missão de integrar a gestão da Unicamp como universidade sustentável ao planejamento do seu uso e ocupação. Essa integração considera os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e envolve a participação de todos os atores sociais da Unicamp e seu entorno. Para isso, está em sintonia com os princípios do International Sustainable Campus Network (ISCN) e é acompanhado através de indicadores de sustentabilidade para campi universitários.
A Coordenadoria de Fiscalização de Obras está ligada à Coordenadoria de Gestão de Execução da DEPI e é responsável por acompanhar e fiscalizar obras executadas dentro da Unicamp, em seus aspectos qualitativos e quantitativos, atendendo as normas técnicas vigentes, projetos executivos, memoriais descritivos e boas técnicas, visando a qualidade do serviço executado e as necessidades da comunidade universitária, assegurando que os contratos de execução de obra sejam respeitados integralmente em seus aspectos técnico.
A GEARE tem como objetivo fazer com que todos os resíduos perigosos gerados dentro do campus universitário tenham um destino ambientalmente adequado atendendo toda a legislação vigente sobre o assunto. Atua também na formulação de programas e projetos ligados à temática ambiental, dentre os quais podemos destacar os programas de Compras Sustentáveis e da Unicamp LixoZero em parceria com o Grupo Gestor Universidade Sustentável – GGUS.
A Coordenadoria de Gestão de Empreendimentos é resultado direto do Projeto Estratégico Novo Modelo para Gestão de Empreendimentos da Universidade.
A partir do Estudo detalhado dos processos, administrativos e técnicos, envolvidos na construção de uma obra na Universidade, foi proposta uma nova forma de organizar esse assunto, estabelecendo claramente os métodos de priorização, os recursos orçamentários envolvidos, e os decisores.
A Coordenadoria de Gestão Técnica é responsável por assessorar a Coordenação de Gestão de Execução e a Coordenadoria de Fiscalização na formalização dos processos de obras, elaborar a pasta técnica para a contratação das obras referentes às demandas da DEPI e assessorar tecnicamente no processo de licitação das mesmas.
Com a finalidade de planejar, desenvolver, viabilizar e gerenciar as ações, projetos e programa institucionais que digam respeito à sustentabilidade socioambiental, foi criado o órgão Grupo Gestor Universidade Sustentável, que tem como missão construir, desenvolver e implementar políticas, diretrizes e normalizações para uma Universidade sustentável, tendo como fundamentos a melhoria contínua e o desempenho ambiental, econômico e social.
A Coordenadoria de Georreferenciamento da DEPI tem como missão produzir informações geográficas e análises sobre os aspectos físicos (naturais e infraestruturais) e humanos da Unicamp, em qualquer escala, para subsidiar ações de gestão, planejamento e transparência da Universidade, através de ferramentas de geoprocessamento.
A proposta de um HUB Internacional para o Desenvolvimento Sustentável é construir uma estrutura que combina e articula ações, através de parcerias e cooperações entre instituições que possuem competências e interesses voltados a prover contribuições concretas para o desenvolvimento sustentável de forma ampla, incluindo as ações que tenham impactos nos eixos social, econômico e ambiental. Essa estrutura deve estar sediada em um local onde as sinergias são identificadas e potencializadas, sendo, desse modo, denominada como um HUB.
O Escritório de Produtos Controlados da Unicamp é responsável por nortear as ações da universidade em assuntos relacionados a produtos químicos controlados pela Polícia Civil, Polícia Federal e Exército Brasileiro. Tem como principais atribuições a normatização interna das atividades com produtos controlados, a orientação dos usuários e a promoção de ações de conscientização da comunidade sobre a importância do controle interno desses produtos.