No início da manhã desta segunda-feira, dia 23 de janeiro, um caminhão que transportava diferentes produtos químicos provocou um acidente na entrada de um condomínio residencial na cidade de Campinas, próximo ao km 90 da rodovia Anhanguera (SP-330).
De acordo com o motorista do caminhão, quando fazia o contorno da rotatória de acesso ao condomínio, uma das correias que segurava as bombonas do tipo container se rompeu. Parte do carregamento tombou, provocando vazamento de substâncias tóxicas na via pública. O veículo transportava produtos químicos, cuja comercialização, transporte e utilização são controlados pela Polícia Civil do Estado de São Paulo e pela Polícia Federal.
Em função da natureza dessas substâncias, tanto o armazenamento, quanto o transporte e a utilização devem seguir normas específicas de segurança. Além disso, devido ao risco químico dos produtos liberados, os quais incluem queimaduras na pele e irritação ocular e respiratória, os bombeiros utilizaram roupas especiais ao se aproximar da carga derramada. O acesso à região do acidente também foi temporariamente fechado para evitar que as pessoas entrassem em contato com os vapores tóxicos sem a devida proteção.
Na Unicamp, a coordenaria que trata de produtos químicos fiscalizados pela Polícia Civil do Estado de São Paulo e pela Polícia Federal é o Escritório de Produtos Controlados (EPC) da DEPI. Caso você tenha dúvidas em relação a esses produtos, entre em contato com o EPC pelo telefone 3521-8070 ou pelo e-mail control@unicamp.br.