junho 2024

Grupo de trabalho visita novo prédio do cotuca com objetivo de avaliar os novos usos dos espaços

No dia 19/06 docentes e funcionários do COTUCA fizeram uma visita à obra do prédio novo prédio do Cotuca para conhecerem de perto as futuras instalações de salas de aula, refeitório e quadras poliesportivas. Esses colaboradores fazem parte do Grupo de Trabalho “Espaço Físico”, que tem como objetivo avaliar os novos usos dos espaços que serão liberados no prédio original do com o início do uso do prédio novo.

A obra está na fase do acabamento interno e externo da construção (pintura em geral; instalação de prateleiras, pias e louças; acabamentos de elétrica e hidráulica) e execução das áreas externas (quadra, rampas, escadas, acesso de serviço, drenagem de águas pluviais e pátios). Hoje, está com 80% da obra finalizada.

DEPI/GEARE envia 20.140 kg de resíduos químicos para incineração

No mês de abril a GEARE realizou a transferência dos resíduos das unidades abaixo citadas para o Entreposto. Após paletização e embalamento, os resíduos foram enviados para incineração em quatro viagens, realizadas nos dias 07, 09, 16 e 23/05/2024.
Unidades atendidas: CECOM, CEPETRO, COTIL, FCA, FCF, FCM, FEA, FEAGRI, FEQ, FOP, FT, GASTROCENTRO, HEMOCENTRO, IB, IC, IQ, LACTAD, Prefeitura Universitária e SEC.

Para saber mais sobre o assunto, acesse o site da DEPI e confira a página do GEARE.

DEPI-GEARE Realiza Semana do Meio Ambiente Unicamp 2024

Aconteceu de 06 a 11/06/24, o evento da Semana do Meio Ambiente da Unicamp 2024: “Carta de Intenções – Mapa da Trajetória rumo à Unicamp Sustentável”, organizado pela Diretoria Executiva de Planejamento Integrado (DEPI), em parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas, a Prefeitura Universitária e com o apoio do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS). 

Professor Douglas Soares Galvão recebeu os presentes e falou sobre o apoio institucional e financeiro da gestão e do GGBS em especial, para vários programas e projetos ambientais e de sustentabilidade durante os últimos dez anos de avaliação da Carta de Intenções de 2014. 

O evento foi notícia no portal da Unicamp. A matéria pode ser acessada no link: https://www.unicamp.br/noticias/2024/06/07/semana-do-meio-ambiente-revisita-carta-de-intencoes-em-cerimonia-na-unicamp/#gsc.tab=0

A Universidade Estadual de Campinas, celebrando a Semana do Meio Ambiente de 2024, com o Tema: “Carta de Intenções – Mapa da Trajetória rumo à Unicamp Sustentável – Os avanços de 2014 a 2024”, promoveu o evento em conjunto com a 24ª edição da Semeia – Semana do Meio Ambiente de Campinas. Organizado pela Unicamp e Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas), por meio da Diretoria Executiva de Planejamento Integrado – DEPI e Coordenadoria de Projetos e Educação Ambiental de Campinas, este evento anual é um marco na promoção da sensibilização socioambiental na região. 

Participaram do evento 346 pessoas da comunidade universitária e entorno.

A Universidade Estadual de Campinas, celebrando a Semana do Meio Ambiente de 2024, com o Tema: “Carta de Intenções – Mapa da Trajetória rumo à Unicamp Sustentável – Os avanços de 2014 a 2024”, promoveu o evento em conjunto com a 24ª edição da Semeia – Semana do Meio Ambiente de Campinas. Organizado pela Unicamp e Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas), por meio da Diretoria Executiva de Planejamento Integrado – DEPI e Coordenadoria de Projetos e Educação Ambiental de Campinas, este evento anual é um marco na promoção da sensibilização socioambiental na região. 
Participaram do evento 346 pessoas da comunidade universitária e entorno.

As atividades desenvolvidas na Unicamp compõem a SEMEIA, este ano com o tema “Campinas 250 anos – Um olhar socioambiental sobre nossa cidade”. A SEMEIA organizou uma agenda de atividades educativas que foram realizadas na universidade e em toda a cidade. Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, aproximadamente 200 atividades foram criadas ao longo de oito dias, de 5 a 12 de junho. Como resultado, a programação diversificada atraiu mais de 15 mil pessoas.

O Grupo de Trabalho Permanente da Semeia é muito importante para tornar este evento participativo e integrado. Amandi Buzon Rodelli, coordenador de projetos e educação ambiental, disse: “O Grupo de Trabalho Permanente da Semeia realiza uma importante contribuição nesse processo de construção participativa e integrada, promovendo o encontro.

Abertura Oficial e a Carta de Intenções.

Na abertura do evento a Profa. Dra. Maria Luiza Moretti, Coordenadora Geral da Universidade e Reitora em Exercício da Unicamp, no dia 6 de junho, pela manhã, na Praça da Paz, deu início à Semana do Meio Ambiente da Unicamp 2024.

 A Reitora em exercício apresentou as várias iniciativas de sustentabilidade da Unicamp, também citou alguns dos programas e projetos concluídos, desde 2014 e os que ainda estão em andamento, e propôs continuidade em discutirmos os problemas que ainda precisamos resolver.


O Sr. Rogério Menezes de Mello, que é o Secretário Municipal do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura de Campinas, relacionou os últimos acontecimentos ambientais no sul e as questões socioambientais atuais de nossa cidade e do Brasil.

A cerimônia de lançamento da Semana do Meio Ambiente da Unicamp 2024 foi marcada pela abertura de uma cápsula contendo uma carta de intenções sobre sustentabilidade que havia sido enterrada na Praça da Paz há dez anos. “Que Unicamp queremos?” – Foi o tema principal do documento de 2014, escrito por professores, estudantes e funcionários da universidade. Depois de dez anos, algumas das metas descritas na carta se tornaram realidade e podem ser observadas pelos campos.

A organização das atividades ficou a cargo da DEPI e da Coordenadoria de Gestão Ambiental e de Resíduos GEARE. A GEARE e o Grupo de Trabalho Permanente da Semeia realizam uma importante contribuição nesse processo de construção participativa e integrada, promovendo o encontro, o diálogo e a cooperação técnica necessários para o fortalecimento de todo o amplo, potente e diversificado campo da educação socioambiental em nossa cidade durante todo o ano, informou o Sr. Secretário Rogério Menezes. 

Pela manhã, no dia 06/06, o professor Dr. Roberto Donato Silva Junior, assessor  docente do Gabinete do Reitor, palestrou sobre os “Avanços em busca de uma universidade sustentável”, fazendo uma reflexão sobre a atualidade.  Na parte da tarde, o professor Dr. Sandro Tonso da FT fez uma “Contextualização da Carta de Intenções de 2014”, onde concluiu que o contexto e a realidade demonstram como estamos, haja visto a atual realidade do sul do Brasil.

A Unicamp, com a GEARE e o Grupo de Trabalho Permanente da Semeia, desempenham um papel fundamental na construção participativa e integrada deste evento educativo patrocinado pelo Grupo Gestor de Benefícios Sociais – GGBS.

A placa comemorativa de 2014 colocada na pedra na Praça da Paz, sobre a Carta de Intenções foi confeccionada em argila pela Profa. Dra. Marilise do Instituto de Artes da Unicamp.

Para ver todas as ações da Semana do Meio Ambiente 2024, entre no link a seguir:
https://www.unicamp.br/noticias/2024/06/07/semana-do-meio-ambiente-revisita-carta-de-intencoes-em-cerimonia-na-unicamp/#gsc.tab=0

Com trechos da reportagem de ADRIANA VILAR DE MENEZES – Unicamp
Fotografias: ANTONINHO PERRI

DEPI representa a UNICAMP no SUM 2024, 7º Simpósio em Economia Circular e Mineração Urbana

A coordenadora de Resíduos e Licenças (GRL) da DEPI, Regina Mesquita Micaroni, representou a UNICAMP no SUM 2024, 7º Simpósio em Economia Circular e Mineração Urbana, com a apresentação do trabalho “Plano de Gestão de Resíduo Local como uma ferramenta para Gestão e Prevenção de Resíduos na UNICAMP”. A conferência foi realizada de 15 a 17 de maio de 2024 no Centro Municipal de Congressos em Capri, Itália. O Congresso foi organizado pelo IWWG–International Waste Working Group e na edição de 2024 contou com a presença de 200 pessoas de 27 países. O congresso SUM é realizado bianualmente desde 2012 e atualmente é uma referência em conferência sobre economia circular e mineração urbana, no qual são debatidos os resultados das pesquisas mais avançadas com foco em necessidades futuras.

Durante a conferência foram abordados temas como o uso de resíduos como matéria-prima, aterros, emissões de gás carbônico e metano, políticas para reciclagem de resíduos e a importância da pesquisa em resíduos para uma gestão de resíduos sustentável.

O trabalho  “Plano de Gestão de Resíduo Local como uma ferramenta para Gestão e Prevenção de Resíduos na UNICAMP” apresentado foi selecionado para publicação em uma edição especial do SUM 2024 do jornal “Detritus – Multidisciplinary Journal for Circular Economy and Sustainable  Management of Residues”.

Representação da UNICAMP no SUM 2024, 7º Simpósio  em Economia Circular e Mineração Urbana

Apresentação do trabalho ““Plano de Gestão de Resíduo Local como uma ferramenta para Gestão e Prevenção de Resíduos na UNICAMP – Regina Mesquita Micaroni

Escritório de Produtos Controlados e Instituto de Química realizam workshop sobre produtos químicos controlados

Nos dias 14 e 16 de maio, o Escritório de Produtos Controlados da Unicamp (EPC) e o Instituto de Química promoveram um workshop sobre produtos químicos controlados (PQC) para os técnicos e professores do IQ. No total, participaram aproximadamente 70 pessoas, que puderam aprofundar o conhecimento sobre produtos controlados na Unicamp.

Foi apresentado um panorama geral da atuação do EPC e também foram tratados assuntos específicos, como o porquê da necessidade de controle, o compartilhamento de responsabilidades em relação às atividades com PQC, o processo de aquisição de PQC na Unicamp e as ações de organização e segurança que devem ser implementadas em relação aos PQC presentes nos laboratórios e àqueles que serão adquiridos.

O evento faz parte das atividades de orientação e conscientização do EPC em relação às atividades com produtos químicos controlados na Unicamp e causa impacto positivo na comunidade acadêmica, uma vez que os participantes têm acesso a informações relevantes e podem esclarecer dúvidas, contribuindo para o bom funcionamento da universidade como um todo.