A Coordenadoria de Gestão Ambiental e de Resíduos – GEARE, ligada à Diretoria Executiva de Planejamento Integrado – DEPI, em parceria com a Escola de Educação Corporativa da Unicamp – EDUCORP, finalizou em 05/12/2023 a 4ª turma do curso Plano de Gestão de Resíduos Local – PGRL para unidades que tem como principal geração os resíduos perigosos (resíduos biológicos, químicos e radioativo).
O PGRL é um documento obrigatório para toda a área da saúde, em cumprimento a manutenção da Licença de Operação – LO, concedida pelo órgão ambiental – CETESB. Unidades não abrangidas pela LO, mas que têm a geração de resíduos perigosos, também devem ter o PGRL para garantir o manejo seguro e adequado dos resíduos gerados. As unidades participantes desta turma foram CEPETRO, COTUCA, FCA, FEA, FEAGRI, FECFAU, FEEC, FEF, FT, GASTROCENTRO, HC e IFGW com a geração de resíduos perigosos e as unidades DEPI, DGRH e FE que manifestaram interesse em participar do curso. Ao final desta formação, todas as unidades tiveram, como trabalho de conclusão, que entregar seu PGRL revisado com implementações e melhorias e de também apresentar de forma resumida para a turma. Nesta formação foram capacitados 49 servidores e 15 PGRLs foram revisados.
Desde 2021, quando foi realizada a primeira turma, neste novo formato de curso, com as atualizações da legislação, foram capacitados 144 servidores de 34 unidades geradoras de resíduos perigosos e com a conclusão de 34 PGRLs elaborados, implantados, implementados e revisados.
Agradecemos à EDUCORP pela parceria e a GEARE pela coordenação e realização da capacitação, em especial aos servidores Regina Clélia da Costa Mesquita Micaroni, Washington Roberto Rodrigues da Silva e Amanda Roberta de Almeida responsáveis pelas elaborações do curso e aulas.
Em 29 de novembro de 2023, a Gestão Ambiental e de Resíduos da UNICAMP – GEARE da DEPI – realizou um evento de celebração dos 20 anos de criação de Facilitadores Ambientais da Gestão Ambiental e de Resíduos da UNICAMP. O evento especial organizado pela GEARE foi patrocinado pelo GGBS e teve como objetivo reconhecer e celebrar os facilitadores ambientais e agradecer pelos vinte anos de sua atuação na UNICAMP. Participaram da abertura o Pró Reitor Prof. Dr. Fernando Antonio Santos Coelho, Sra. Talita Mendes, da DEPI, e Dra. Regina Micaroni da GEARE. Acesse o evento dos 20 anos e confira: https://www.youtube.com/watch?v=P4gs5kqpZc8
Pró Reitor Prof. Dr. Fernando Antonio Santos Coelho, Sra. Talita Mendes, da DEPI, e Dra. Regina Micaroni
A DEPI-GEARE com o patrocínio do GGBS comemorou em 2023, duas décadas de atuação do grupo de Facilitadores responsáveis pela elaboração e implantação dos Planos de Gestão de Resíduos Local, bem como capilarização em sua unidade/órgão das ações relativas à destinação de resíduos. Cada unidade ou órgão têm pessoas indicadas pelo dirigente local, designadas como facilitadores, para cuidar das questões relativas à gestão de resíduos e à sustentabilidade.
Foram convidados e participaram do evento servidores muito especiais, pessoas que participaram do início da histórica formação dos facilitadores e da elaboração do programa de gestão de resíduos perigosos da universidade. Esses convidados participaram da entrega do reconhecimento e uma lembrança do evento a vinte facilitadores mais antigos, alguns desde 2003. Os convidados foram: Sra. Jane Gomes de Almeida Lacerda, Profa. Eglê Novais Teixeira, Sra. Maria Gineusa de Medeiros e Souza, Sra. Ana Lourdes Neves Gândara, Prof. Everardo Carneiro e o Prof. Sandro Tonso, este com diversas atividades educativas para o desempenho do papel do facilitador.
foto dos convidados do GGR
Prof. Everardo Carneiro, Sra. Jane Gomes de Almeida Lacerda, Profa. Eglê Novais Teixeira, Sra. Ana Lourdes Neves Gândara, Sra. Maria Gineusa de Medeiros e Souza e o Prof. Sandro Tonso.
Com a GR 123/2003 de 09/12/2023 o ano de 2003 foi marcado pela criação de “gestores designados pelas unidades e órgãos afins que atuariam como multiplicadores e retro-alimentadores do sistema com informações e indicadores” para a capilarização dos trabalhos de gestão ambiental. Ao longo dessa jornada de mais de 20 anos, a UNICAMP se posicionou como pioneira na gestão de resíduos em universidades, tendo várias ações de eliminação de passivos de resíduos que só foram possíveis com a colaboração dos facilitadores. Ainda hoje, nos ranqueamentos de sustentabilidade, a universidade tem um excelente desempenho no quesito gestão de resíduos. Tal fato pode ser observado no resultado do ranqueamento do UI GreenMetric World University que avalia indicadores de sustentabilidade. Vide lista completa de facilitadores na página da Internet: https://www.depi.unicamp.br/geare/
A DEPI-GEARE concedeu a vinte facilitadores um reconhecimento especial com um documento de reconhecimento individual pelo desempenho de anos como facilitador. Importante ressaltar a promoção e a valorização dos colaboradores ambientais e sensibilizar toda a comunidade universitária sobre a importância das ações de sustentabilidade coordenadas pelos Facilitadores, que vão muito além da gestão de resíduos.
Alexandre Nunes Ponezi, Anjaina Fernandes de Alburquerque, Célia Regina Pavan, Claudia Spegiorin Vicente, Daniela Stancato, Edson Gilberto Avansini, Eduardo Adilson Orlando, Felipe Franco da Rocha, Fernanda Pereira Pascotte, Giovani Archanjo Brotto, Jorge Bezerra, José Raimundo Ribeiro dos Reis, Marcelo Corrêa Maistro, Maria Aparecida C. de Medeiros, Patrícia Ribeiro Simili, Rose Clélia Grion Trevisane, Rosemeire Aparecida Jonior Ferreira, Sinésio Boaventura Junior, Vanessa Eline Sylvestrin
Os facilitadores vêm sendo capacitados pela GEARE para a gestão local de resíduos desde 2003, e mais recentemente, a partir de 2020, todos passaram por reciclagem para o desenvolvimento de seu papel de facilitador. Com essas capacitações, os Planos de Gestão de Resíduos Local (PGRL) foram atualizados e atualmente a GEARE está fazendo visitas técnicas às unidades para avaliar as implantações dos PGRLs e as etapas do manejo de resíduos na unidade ou órgão.
O sistema de gestão ambiental da Unicamp tem por base três elementos essenciais: os facilitadores, as Câmaras Técnicas de Gestão (Resíduos, Recursos Hídricos, Fauna e Flora, Educação Ambiental, Campus Inteligente e Energia) e a Coordenadoria de Gestão Ambiental e de Resíduos (GEARE). A criação do grupo de Facilitadores (gestores ambientais locais) foi proposta em 2003 e em 04/09/2003, o Grupo Assessor da Gestão de Resíduos Biológicos, Químicos e Radioativos organizou o primeiro seminário sobre Manejo de Resíduos Químicos para os Facilitadores, funcionários indicados pelas direções das faculdades e institutos.
Dentre as responsabilidades da Gestão Ambiental e de Resíduos (GEARE) está o desenvolvimento e capacitação técnica dos facilitadores que é realizada em parceria com a EDUCORP. Após a primeira capacitação dos facilitadores em 2003, vários cursos técnicos foram disponibilizados para reciclagem e atualização. A equipe de facilitadores atualmente é formada por 181 pessoas, constituída majoritariamente por funcionários técnicos e administrativos abrangendo 62 unidades e órgãos. A GEARE já fez reciclagem e capacitou de 2020 a 2023, 4 turmas, nos cursos PGRL Perigosos, uma turma PGRL Urbano e 2 turmas PGRCC, totalizando mais de 200 funcionários.
Equipe GEARE e colaboradores
O evento incluiu palestras de Eneida Rached Campos e Maria Elenice Quelho Areias.
Os facilitadores e sua atuação ímpar na universidade na gestão ambiental e de resíduos são muito importantes para a Universidade. Manter e retroalimentar a Rede de Facilitadores, uma oportunidade de troca de conhecimento, experiências, assim como as reuniões técnicas trimestrais e os cursos de capacitação oferecidos pela GEARE em parceria com a EDUCORP fazem parte das condições sine qua non para que a gestão ambiental e de resíduos da UNICAMP atinja patamares de excelência. Agradecemos ao GGBS o patrocínio, à FCM pelo auditório que acolheu o evento e a PROEC pela gravação e edição do vídeo do evento (https://www.youtube.com/watch?v=P4gs5kqpZc8).
Equipe da Coordenadoria de Sustentabilidade – Adriana Botelho Dieguez, Fernando Cesar Vieira, Glauco Niro, Marcelo de Campos Garcia Albieri, Renato Lopes Campagnoli, Thalita dos Santos Dalbelo, Vanderlei Braga e William Chinelato – vence o prêmio PAEPE 2023 com o trabalho: “Projetos de Eficiência Energética”.
O grande vencedor do Prêmio Paepe Unicamp 2023 foi o trabalho Projetos de Eficiência Energética, da Diretoria Executiva de Planejamento Integrado (DEPI). A cerimônia de premiação aconteceu na manhã desta segunda-feira (11), no Centro de Convenções, com um auditório lotado. Foram agraciados 49 projetos na categoria Premiação Local e mais dez vencedores finais, dos quais sete receberam Menção Honrosa e três levaram as maiores premiações. O segundo e o terceiro colocados foram dois projetos da área de saúde: Investimento em Prevenção: o impacto financeiro da redução de infecções hospitalares e Guias Rápidos para Uso Racional do Sangue, respectivamente.
A proposta vencedora consiste em três projetos, descreve Adriana Botelho Dieguez, da equipe primeira colocada: 100% Led, Sustentabilidade no Ar e Mais Fotovoltaica. O 100% Led, já em execução, propõe a troca das lâmpadas internas fluorescentes dos edifícios por lâmpadas Led. O Sustentabilidade no Ar, que está em fase inicial, vai trocar todos os equipamentos anteriores ao ano 2000 por equipamentos mais eficientes. E o projeto Mais Fotovoltaica deverá instalar sistemas fotovoltaicos na Unicamp. Dieguez agradeceu pelo apoio do professor Luiz Carlos Pereira da Silva e lembrou que toda a equipe – que não pôde comparecer por inteiro ao evento – faz parte da Coordenadoria de Sustentabilidade.
Segundo Glauco Niro, que recebeu o prêmio ao lado de Dieguez, os três projetos trarão redução no consumo de energia elétrica na Unicamp. “Vamos poupar recursos financeiros e contribuir para a preservação dos recursos ambientais.” Além do troféu, a equipe levou o prêmio no valor de R$ 25.170,51, entregues pelo reitor Antonio José de Almeida Meirelles e pela coordenadora-geral Maria Luiza Moretti.
No dia 01/12/2023 a CGEO – Coordenadoria de Geoprocessamento e a CSUS – Coordenadoria de Sustentabilidade da UNICAMP/DEPI apresentaram alguns de seus trabalhos e parcerias no II Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo – II CONPUESP.
O II CONPUESP foi destinado aos servidores técnicos-administrativos das três Universidades Estaduais de São Paulo: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) a mostrarem projetos que tenham implantado nas áreas administrativa, assistencial, de apoio ao ensino, à pesquisa e extensão ou de manutenção e melhoria da infraestrutura das Instituições.
Dentre os projetos apresentados em pôsteres estão: “Web map dos ambientes internos da Unicamp: uma ferramenta de gestão e planejamento da Universidade” e “Story map do trabalho campo dos corredores ecológicos da Unicamp”.
Estes e vários outros projetos e parcerias da CGEO e da CSUS estão disponibilizados do Atlas da Unicamp: https://atlas.unicamp.br
DEPI/GEARE realiza a terceira destinação de resíduo contendo amianto em 2023 para Aterro de Produtos Perigosos
No período de 21 a 23/11/2023, a DEPI/GEARE realizou a destinação de resíduos contendo amianto em sua composição. Foram destinados nesta operação, 38,97 toneladas de resíduo contendo amianto, permanecendo ainda uma expressiva quantia a ser destinada nas próximas ações, devido à limitação da quantidade anual contratada. Essa foi a terceira retirada de resíduo contendo amianto em 2023, totalizando o envio de 145,13 toneladas no ano.
Os resíduos encaminhados nessa retirada são de telhas de fibrocimento resultantes da substituição dos telhados por telhas metálicas (telhas sanduíche) que irão receber estruturas de células eletro fotovoltaicas para geração de energia limpa e sustentável. As unidades que tiveram suas coberturas removidas e substituídas para este fim, de acordo com a Divisão de Manutenção da Prefeitura Universitária, foram: FEEC, FEA/ADM, FEA/DEA, FEA/FEM, FEF/ADM, FEF/Biblioteca, FEAGRI/ADM, FEAGRI/Salas, CBMEG, FEC/FAU, IEL/Biblioteca e IEL Acess. Além das unidades acima, foi também substituído e destinado o telhado do prédio do SIARQ/Unicamp.
O Escritório de Produtos Controlados (EPC) da Unicamp, em parceria com a Escola de Educação Corporativa da Unicamp (Educorp), ofereceu na sexta-feira (24) um curso voltado para o manuseio e atendimento a emergências químicas com ácido fluorídrico. Esse curso faz parte de um conjunto de ações do EPC que visam contribuir com a capacitação dos usuários de produtos controlados da Unicamp, trazendo ainda mais segurança para as atividades desenvolvidas na Universidade.
Estiveram presentes 27 representantes de diversas áreas, entre eles servidores de vários institutos, profissionais da área da saúde, do Almoxarifado Central e da Divisão de Segurança no Trabalho. O curso abordou temas como a toxicologia, vias de exposição, riscos e perigos, classificação de acordo com sistema GHS, documentos de segurança química, ações emergenciais, entre outros.
Com essa iniciativa do EPC e da Educorp, a Unicamp avança cada vez mais em relação à segurança de produtos químicos, notadamente de produtos controlados.